Seixo da Beira marca arranque das comemorações dos 500 anos dos forais manuelinos no concelho

Oliveira do Hospital vai assinalar momento histórico em todas as freguesias a quem foram outorgadas cartas de foral.

O Município de Oliveira do Hospital vai arrancar com um extenso programa comemorativo que visa assinalar os 500 anos dos forais manuelinos do concelho.

Seixo da Beira, a quem foi outorgado o foral manuelino a 9 de fevereiro de 1514, é a freguesia que vai abrir estas comemorações este domingo, seguindo-se, ao longo deste ano, outras freguesias que outrora foram sede de concelho e às quais foram outorgadas cartas de foral.

Um programa que, segundo a vereadora da cultura da Câmara Municipal, Graça Silva, pretende “marcar um momento da história do concelho”, devendo ser assinalado de diferentes formas e com diversas atividades, desde logo, com a colocação de um pendão nas fachadas das igrejas de cada uma das freguesias que há 500 anos atrás tiveram este documento real que regulava alguns direitos e deveres das comunidades.

Além do pendão alusivo aos forais manuelinos atribuídos às antigas sedes de concelho, o Município oliveirense criou ainda um logotipo das comemorações, lançando igualmente um selo comemorativo que irá ser usado pela Câmara Municipal e freguesias na correspondência que trocarem ao longo deste ano. Das celebrações consta ainda a colocação de uma lápide comemorativa num local “aprazível” à escolha de cada Freguesia. “Foi tudo acordado e concertado com as juntas de freguesia de forma a que houvesse esta passagem e esta fosse um marco em todas as localidades”, explicou a vereadora que envidou, com sucesso, “todos os esforços para conseguir as transcrições de todos os forais atribuídos ao concelho”. (leia mais na edição impressa)

Exit mobile version