A ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, na qualidade de entidade coordenadora do Gabinete Intermunicipal de Apoio a Vítimas (GIAV) da Beira Serra, e em parceria com a Empresa Frisalgados/CRUIDOCE, desenvolveram uma ação de sensibilização intitulada “O meu papel…”.
Na pessoa do Eng.º Christophe Coimbra, gerente da empresa Frisalgados na zona industrial de Tábua, que aceitou o desafio lançado pelo GIAV da Beira Serra, esta atividade versou sobre a preocupação da problemática da Violência Doméstica e da Violência de Género. Com a presente ação de sensibilização pretendeu-se essencialmente sensibilizar e consciencializar os colaboradores para o papel que cada um exerce no seu meio e qual a postura mais adequada a adotar perante uma situação de suspeita de Violência Doméstica. Ao longo do desenvolvimento da ação, a equipa técnica foi esclarecendo os colaboradores de como poderão fazer denuncia, quais os sinais que um colega poderá evidenciar se for vítima de violência doméstica, que comportamentos poderá revelar um agressor, quais os direitos que assistem às vítimas e, ainda, a desconstrução de mitos associados a esta problemática. Fundamentalmente, a equipa técnica auxiliou os colaboradores a reforçarem o seu espírito de entre ajuda, cooperação e promoção da prevenção e combate à violência através de boas práticas.
A Violência Doméstica é um crime público, e todos podem e devem denunciar. Os serviços do GIAV da Beira Serra são gratuitos e pautam-se pela confidencialidade e anonimato.