Dias 11 e 12 de Novembro, de 2023, a Lage Grande e o Terreiro do Santo, na localidade de Meruge, Concelho de Oliveira do Hospital, vão encher-se de gente, animação, artesanato e sabores únicos da gastronomia local, para celebrar a 20ª edição da Feira do Porco e do Enchido. Um evento com permanente e multifacetada animação de rua, onde sobressai a valorização dos produtos do Mundo Rural e a aposta na música e na cultura populares.
Certame nascido para evidenciar o papel dos “porqueiros” (negociantes de porcos e vendedores de carne de porco nas “feiras de levante” da região) no desenvolvimento económico da Freguesia de Meruge e enaltecer a excelência dos enchidos amanhados por mãos artífices de mulheres, a Feira do Porco e do Enchido afirmou-se, nestes 20 anos de sucessos, como o mais vernáculo e atractivo cartaz etno/lúdico/gastronómico da Beira-Serra.
No milenar cenário granítico da Laje Grande, os novos visitantes ou os indefetíveis, disporão das irresistíveis especialidades gastronómicas que dão nome à Feira: as Chouriças de Carne e de Bofes, as Morcelas e Farinheiras, os Paios e os Presuntos Curados.
As “tasquinhas”, vão estar munidas com os primores do património gastronómico local, como o inimitável “Arroz de Suã”, pitéu que todos os anos mobiliza um número infindável de apreciadores. O “Porco no Espeto com Arroz de Feijão”, os “Torresmos na Caçoila”, o Arroz de Salpicão, os Pianos, a Sopa de Sustância, o Arroz Doce com Anis.
Detenha-se um pouco no Forno Comunitário, para aprender a arte de “tender” ou adquirir uma Broa de Milho, uma Bôla de Carne, de Bacalhau, de Chouriça ou de Sardinha, a saírem quentinhas. Se o visitante prefere confecionar a sua própria refeição, pode comprar a carne na Feira e utilizar gratuitamente os condimentos, as fogueiras e as caçoilas de barro que a organização disponibiliza.
Dos campos em redor, agricultores vão trazer á ”Feira da Agricultura Familiar” as nozes, as avelãs, os figos e as peras secas, as castanhas e as abóboras, mais a jeropiga, o azeite e os licores e também galos, pitas e galinhas e os respetivos ovos, mais os coelhos e os bácaros e até Queijo Artesanal, feito com leite extreme.
Da região e do país vão estar presentes dezenas de artesãos, expondo e vendendo os seus originais produtos.
A “Mostra do Porco Bísaro”, vai deleitar-nos com ninhadas de leitões provenientes de explorações ao ar livre da região.
No Espaço Criança – Aldeia do Fumeiro, os mais novos terão ao seu dispor, Passeios de Burro pelo recinto da Feira, insufláveis, pinturas faciais, construção de brinquedos com materiais recicláveis, participação nos torneios de armas.
Os Jogos Tradicionais, do Pião, do Arco, do Fito, das Andas, do Sapo, da Cheta, da Marca, da Panelinha, ocuparão um lugar privilegiado no recinto da Feira, à disposição de quem os quiser jogar ou aprender.
Desde a primeira edição que o Grupo de Teatro e Animação de Rua “Vivarte/Almanach”, tem a subida responsabilidade de divertir, provocar, envolver e interagir com o público, através das suas mirabolantes performances. Propõem-nos para as recreações da edição de 2023: “
Viagem ao Reinado de D. Dinis”, associado à necessidade de reflorestar os nossos montes, cujas árvores foram dizimadas pelos incêndios de 2017
A programação musical da Feira do Porco e do Enchido é outra marca de qualidade do evento.
Os amantes das caminhadas podem inscrever-se no Passeio Pedestre, com percurso pelos encantadores trilhos, veredas e caminhos dos campos em redor.
Os serviços Municipais de Veterinária, vão ter em funcionamento, no pátio do Museu, o “Espaço Adoção de Cães e Gatos”.
Faça como milhares de outros visitantes: viva intensamente a Feira do Porco e do Enchido… e registe-a na página de eventos imperdíveis.
Venha daí até Meruge, traga a família e os amigos, divirta-se e participe num evento único e inesquecível.
PROGRAMA
20ª FEIRA DO PORCO E DO ENCHIDO – 11 e 12 Novembro de 2023
Sábado, 11 de Novembro 2023
11ás19H – Forno Comunitário – a sair quentinhas: Bôlas: Carne, Bacalhau, Chouriça. Broa e Trigamilhos. Faça a sua encomenda (tlm 961961654, 238601430);
12H00 – Na “Taberna” da ADSCVC – Ementa: Arroz de Salpicão, Sopa, Bifanas; 12H30 – Arruada – Gaiteiros “Migalhó”; Zés Pereiras da Folgosa;
14H00 – “ESPAÇO CRIANÇA” – Insufláveis, Pinturas Faciais, Modelagem de Balões, Jogos Tradicionais, Contos Infantis;
15H00 –2ª Corrida ECO RUN – (Juniores, Seniores e Veteranos) 10Km de Percurso, pelas veredas da Freguesia. Organização – CAOH – Clube Atlético de Oliveira do Hospital. Prémios Monetários.
15H30 -– Abertura da Exposição de Fotografia: “19 Feiras, Muitas Aventuras”.
16H00 – Grupo de Teatro de Rua “Almanach” – recria: “O Reinado de D. Dinis – Feiras Francas e Povoamento” – Arruada de grupos musicais e malabaristas.
17H00 – Início Previsto para a chegada dos concorrentes do 2º ECO RUN; Entrega de Prémios
21H00 –– Espetáculo pela “Orquestra MUSIC’ARTE” de Oliveira do Hospital – Capela de Nª Srª da Conceição;
22H00 – Na Lage Grande – MAGUSTO NA CARUMA /Castanhas e Jeropiga
23H00 – Grupo “Vá de Folia” (Música) – Cortejo de Luminárias, Música e Dança Medievais – Malabares de Fogo, Jogos Pirotécnicos, Salva de Fogo em “Honra de S. Martinho, da Castanha e da Jeropiga”;
Domingo, 12 de Novembro de 2023
8H00 – Arruada na Freguesia – Bombos de Santa Maria;
-Início do Passeio Pedestre: “Rota dos Enchidos” (Inscrições 238601430 ou email: [email protected]) – Saída da Junta de Freguesia – Oferta de Almoço aos participantes;
9H00 – Abertura Oficial da 20ª FEIRA DO PORCO E DO ENCHIDO, Grupo ALMANACH: recreação da Feira Franca do Reinado de D. Dinis; Ainda: Feira-Mostra do Porco Bísaro; Feira da Agricultura Familiar e do Mundo Rural; Feira do Artesanato e da Doçaria, Enchidos e Presuntos, Carne Fresca,
10H /19H – Grupo de Concertinas e Cantares ao Desafio “Borguinha” e Amigios, de Braga, Fanfarra KaustiKa, Grupo Vádefolia, Grupo Sons da Serra, Grupo Porta da Traição; Bombos de Santa Maria; Trebaruna (Danças); Pardeus (Trovadores); Finisterra (combates de espada); Espectáculo Arte Circense – “Vida de Cão” – Miguel e o seu cão “Chico”; Calígrafo (Atelier de escrita Cursiva); Almocreve Mouro; Falcoaria e Cetraria;
10H30/18H – “ESPAÇO CRIANÇA” (Aldeia do Fumeiro) – Passeios de Burro pela Feira; Insufláveis, Pinturas Faciais, Modelagem de Balões, Jogos Tradicionais, Contos Infantis;
Anfiteatro da Laje Grande e Recinto da Feira: Arruada pelo Recinto da Feira dos partidários do Mestre de Avis e dos vassalos de D. Beatriz; Atribuição do Foral de Meruge pelos 20 anos já vividos. Recrutamento de homens contra Castela; As músicas e as danças durante a crise de 1383/85; D. João Mestre de Avis é aclamado Regedor e Defensor do Reino; A Padeira de Aljubarrota e as Duas Décadas da Feira do Porco e do Enchido (Teatralização); Personagens cómicas à solta no mercado, zaragata entre partidários do Mestre de Avis e de D. Leonor,
(Com Participação de Alunos do AEOH), Demonstração das estratégias e técnicas de combate (aberto ao público).
Grupo “ToKa a Jogar” – Jogos Tradicionais – Animação inter-activa no recinto da Feira: Jogo da Panelinha.
19H00 – Festa de Encerramento com todos os grupos.
“FEIRA DOS SABORES E DOS ODORES”
Sábado dia 11– 12 horas – Taberna da ADSCVC – Arroz de Salpicão, Sopa; Taberna da AJFM – Sopa da Pedra, Bifanas à Sete Bicas.
Domingo dia 12
11H00 – Acender das Fogueiras onde os Visitantes podem assar as Febras “à Moda da Feira” e confecionar os Torresmos na Caçoila” (a organização disponibiliza as caçoilas);
12H30 – Tabernas da Feira – Principais Iguarias: Associação.D.S.C.Vale do Cobral: “Arroz de Suã”; “Porco no Espeto c/Arroz de Feijão; “Pianos” Grelhados c/Arroz de Feijão; Na Associação A. Meruge: Torresmos na Caçoila c/Batata à Racha; Associação de Jovens F. M.:
Festival de Sopas, Bifanas à “Sete Bicas”;
FORNO COMUNITÁRIO – A sair em permanência: Bôlas: Carne, Chouriço, Bacalhau e Mistas. Broa e Trigamilhos.
13H00– Salão da Junta: Almoço para Convidados e Entidades Oficiais.