Travanca de Lagos quer entrar no “guiness” com maior árvore de natal ecológica

Folha do Centro - Travanca de Lagos quer entrar no “guiness” com maior árvore de natal ecológica

Construção tem cerca de 11 metros de altura e é composta por 2500 garrafas e garrafões.

“Temos a certeza que é a maior de Portugal só não dizemos que é a maior do mundo porque ainda não recebemos o resultado do Guinness”, é com orgulho estampado no rosto que o grupo de jovens da Liga Iniciativa e Melhoramentos de Travanca de Lagos se refere à vistosa e original árvore que nasceu no coração da aldeia, construída apenas com material reciclável.

Numa iniciativa inédita na região, a Liga de Melhoramentos desafiou a população para a construção daquela que querem que seja a maior árvore de natal ecológica do mundo, tendo enviado, para tal, a candidatura para o Guinness World Records que deverá averiguar se há outra árvore do género maior no mundo. Cerca de 2500 unidades, entre garrafas e garrafões, deram forma aos 11 metros de construção “ecológica”, numa iniciativa que contou com o envolvimento de toda a comunidade. “Garrafão a garrafão, novos e velhos, todos quiseram com as suas próprias mãos colaborar na construção”, afirmam os jovens que estão por detrás da organização, realçando o facto desta ser a primeira iniciativa de cariz ambiental lançada por este grupo associativo que há cinco anos lidera um movimento cultural na freguesia.

“A comunidade esteve envolvida, o presépio é da responsabilidade dos meninos da Casa da Criança Sarah Beirão de Travanca de Lagos, que com os seus 3 e 4 anos de vida deram forma às três principais personagens José, Maria e o Menino Jesus”, referem, apontando como principal objetivo desta iniciativa a sensibilização da comunidade para o não abate de árvores jovens que é muito frequente nesta época natalícia, assim como, para a reutilização de embalagens e posterior reciclagem desse material. (leia mais na edição impressa)

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.