A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) registou o maior número de sempre de alunos que escolheram a instituição como primeira opção.
“Quem veio, veio para ficar”, sublinhava a presidente da ESTGOH, em declarações aos jornalistas, numa análise aos resultados da 1ª Fase de Candidaturas de Acesso ao Ensino Superior.
Com 161 estudantes colocados nesta fase, Vera Cunha considera este “um bom indicador” tendo em conta que este ano se voltaram a verificar algumas alterações na oferta formativa, nomeadamente na designação do curso de Gestão de Bioindústrias para Gestão e Biociências.
Comparativamente ao ano lectivo anterior, Vera Cunha destaca o aumento de alunos que “escolheram a ESTGOH como primeira e segunda opção”, cerca de 50%, o que a leva a acreditar que estes alunos “não pretendem candidatar-se à segunda fase” e não pretendem sair da cidade ou ir para outras instituições de ensino superior. “É um crescimento muito acentuado”, entende a presidente da Escola revelando-se igualmente agradada por a região estar também a escolher cada vez mais a ESTGOH.
“O número de estudantes da região, nomeadamente dos concelhos limítrofes, mais do que duplicou”, fez notar, à espera ainda dos resultados da segunda fase de candidaturas, onde a ESTGOH disponibiliza mais 31 vagas.
Refira-se que as licenciaturas em Contabilidade e Administração, Gestão e Marketing, viram as vagas todas ocupadas nesta primeira fase, e Engenharia Informática ficou a três vagas de preencher tudo, o que segundo Vera Cunha, é até “estranho” tendo em conta que “é um curso com 100% de empregabilidade”.
Cidade abriu-se aos Estudantes
Depois de nos últimos anos, a cidade estar aquém da procura em termos de alojamento, Vera Cunha garante que também a este nível a “cidade abriu-se muito mais à escola” fazendo aumentar “o número de camas significativamente”.
À semelhança do ano passado em que, “já não se verificaram dificuldades”, a presidente da ESTGOH assegura que, neste momento, o alojamento para os novos estudantes não constitui um problema.
Enquanto a cidade responde com mais quartos, a Escola aguarda a concretização da futura residência estudantil por parte do IPC, no edifício do antigo Hotel S. Paulo, depois deste ter sido aprovado pelo PRR.
Também as novas instalações da ESTGOH são motivo de preocupação para Vera Cunha que diz não ter “indicação, nem do Governo , nem do IPC, nem da Câmara Municipal de se conhecer quais vão ser as novas instalações”, e portanto “o ponto de situação é o mesmo que há um ano”, constatou, receando que a solução de colocar a ESTGOH na atual Escola Básica 1 possa estar condicionada pela conclusão do novo Campus Educativo.
1ª Escolha
Do Algarve para Oliveira do Hospital, José Miguel veio acompanhado de uma tia que já conhecia a cidade oliveirense, para fazer a matrícula na ESTGOH. Entrou em Gestão e Biociências e, apesar da distância que o separa da sua residência, foi a Escola Superior de Oliveira do Hospital a sua primeira escolha. “Estou feliz porque era aquilo que queria”, afirmou ao Folha do Centro no dia da matrícula, aguardando agora ser bem acolhido na cidade nesta nova etapa.