Oliveira do Hospital voltou a celebrar o feriado municipal de 7 de outubro com a homenagem a personalidades e instituições oliveirenses que se distinguiram pelo seu trabalho e percurso de vida em prol do concelho.
“É o dia da dignificação, da valorização e da exaltação de todos os cidadãos do concelho de Oliveira do Hospital. Dos que cá vivem, trabalham e investem, mas também de todos os nossos conterrâneos que, pelas mais diversas razões, encontram-se espalhados pelo país, pela Europa e pelo mundo”, começava por sublinhar no seu discurso, o presidente do Município, José Francisco Rolo, para quem é “imperioso” valorizar “a força realizadora”, o “empreendedorismo” e a “capacidade granítica de resistência a todo o tipo de adversidades”, das gentes do concelho.
A poucas semanas de cumprir dois anos de mandato, o autarca aproveitou a ocasião para prestar “contas” do trabalho feito, não tendo dúvidas que lidera hoje um concelho que é “uma referência” a nível nacional. E apontou, desde logo, a área da educação. “Somos um concelho de oportunidades e um verdadeiro exemplo no interior do país”, afirmou o edil , a lembrar que “são poucos os concelhos do país que se podem gabar de terem um sistema de ensino, que vai desde o ensino pré-escolar até ao ensino superior, no grau de mestrado”.
Foi, aliás, neste grau de ensino, que aproveitou para anunciar a breve trecho a construção da nova residência para estudantes, uma obra da responsabilidade do Instituto Politécnico de Coimbra, que vai permitir a recuperação de um edifício emblemático da cidade que se encontrava abandonado há vários anos: o antigo Hotel S. Paulo. “É uma residência estudantil com 98 camas, num investimento de 4,2 milhões de euros e que deverá estar concluída no início do ano letivo 2025/2026” avançou, notando que o investimento, financiado pelo PRR, vai permitir criar “melhores condições para os estudantes que frequentam a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, onde atualmente todos os anos chegam mais de 200 novos alunos”.
Numa altura em que um dos temas que mais se discute em Portugal é precisamente a falta de alojamento para os estudantes, o autarca deu nota não apenas deste investimento como anunciou também ter já o projeto de arquitetura das novas instalações da Escola, num trabalho conjunto com o IPC e a ESTGOH, estando neste momento a trabalhar com a CIM-Região de Coimbra para encontrar “os mecanismos necessários para assegurar o seu financiamento”, garantiu, aproveitando mais uma vez para agradecer a “ luta” travada pelo seu antecessor, José Carlos Alexandrino, para não deixar sair a escola superior de Oliveira do Hospital.
(Notícia completa na edição impressa)