Instituição realizou 49 testes a colaboradores e utentes, nos últimos dois dias, e mantém apenas um caso positivo de uma funcionária do Lar de Nossa Senhora da Visitação.
Depois da primeira bateria de testes a 24 colaboradores e utentes do Lar de Nossa Senhora da Visitação que deram todos “negativo”, a Santa Casa da Misericórdia de Galizes recebeu, este domingo, os resultados de mais 25 testes a colaboradores da instituição, também todos negativos, como confirmou há instantes o provedor da SCMG, Bruno Miranda.
Nas últimas 48 horas, a instituição realizou um total de 49 testes de zaragatoa, depois de na passada quarta feira ter sido conhecido um caso positivo de uma colaboradora daquela valência. “Hoje já podemos respirar mais um pouco de alívio, mas vamos manter-nos com medidas muito apertadas” referiu, todavia, o provedor da Santa casa de Galizes, lembrando nomeadamente que “estão interditas as visitas ao lar” e que as “equipas estão novamente a trabalhar em espelho”.
Também as entradas e saídas da instituição só são feitas em caso de emergência e estão “muito condicionadas”, refere o provedor, que hoje aproveita para sossegar a comunidade relativamente à existência de uma eventual cadeia de transmissão com origem na instituição. “Hoje (ontem) mesmo, os restantes colaboradores da referida valência realizarão, a expensas da própria Misericórdia, os testes por zaragatoa, de forma a podermos avaliar todo o universo de colaboradores. Será uma forma de confirmar a inexistência de uma cadeia de contágio e sossegarmos as nossas mentes”, afirmava, ainda ontem, nas redes sociais, o provedor da SCMG, para quem neste momento sensível da vida da instituição é necessário “sossegar todos”.
Refira-se que os primeiros 24 testes foram realizados aos colaboradores mais próximos da funcionária infetada e também a alguns utentes cujos sintomas eram “passíveis de serem confundidos com os sintomas do vírus”, deram todos negativos.
Na sexta feira, como hoje, “após momentos de grande angústia e ansiedade, recebemos com alegria os resultados negativos a todos eles”, diz o provedor, que usou a página do Facebook da instituição para agradecer a todas as entidades locais envolvidas no combate à pandemia de Covid 19 – nomeadamente a delegada de saúde, a Câmara Municipal, através do seu presidente e a equipa municipal Covid – pela “preocupação” e “apoio imprescindível” que deram à instituição.
Bruno Miranda aproveitou ainda as redes sociais, para elogiar e agradecer o esforço de todas as “guerreiras e guerreiros” colaboradores da instituição, que “com espírito voluntário de enorme abnegação e amor incondicional” estiveram em mais esta batalha “confinados 24 horas por dia na instituição”.
Por fim, mas não menos importante, ficou ainda o agradecimento às famílias dos utentes que “com o coração nas mãos, mais uma vez nos confiaram o bem estar e a segurança dos seus”.