Exemplos no desporto e na vida vieram mostrar como se superar a Oliveira do Hospital

coloquio

Decorreu em Oliveira do Hospital o colóquio “Desporto – Motivação e Superação”, tendo como oradores os grandes exemplos de vida do diretor da Volta a Portugal, Joaquim Gomes e dos dois atletas paralímpicos, Jorge Pina e Manuel Marques.

O colóquio foi promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) em parceria com a ARCIAL e com a Santa Casa da Misericórdia de Galizes, e teve lugar no auditório do Crédito Agrícola.

Moderado pelo jornalista e direto da CentroTV, Paulo Leitão, no colóquio o antigo ciclista e há dez anos director da Volta a Portugal, Joaquim Gomes, lembro que muitas vezes o ciclismo “não é uma prova desportiva, é uma prova de sobrevivência”.

Adiantando que “quem está por fora, quando vê os ciclistas depois de várias etapas chegarem à Serra da Estrela, depois de uma etapa de 200 quilómetros, diz: ‘estes tipos estão-se a superar’, mas no fundo, aquilo é o trabalho diário deles”.

Já o atleta paralimpico Manuel Mendes, que em 2016 Rio de Janeiro integrou pela primeira vez uma missão em Jogos Paralímpicos, conseguiu ganhar a medalha de bronze em atletismo.

“A minha alegria não está propriamente numa vitória no atletismo, está na vitória que eu tive quando comecei a vencer os complexos. A lutar, a lutar, lutei eu alguns anos de uma forma estúpida. Quando nos acontece alguma coisa temos que seguir em frente e ficar parado ou a chorar num canto não vai resolver nada”, afirmou.

Por seu lado, Jorge Pina, que foi campeão nacional de boxe e devido a este desporto ficou com apenas 10 por cento de visão também mostrou que apesar das diculdades deve-se seguir em frente com todas as forças.

Atualmente é um grande atleta que corre maratonas com o apoio de dois guias, o Ricardo e o Nelson, que o acompanham nas provas e nos treinos. Já representou Portugal nos Jogos Paralímpicos de Pequim, em 2008, Londres em 2012 e Rio de Janeiro em 2016.

“Antes é que estava era cego, agora é que vejo”, frisou.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.