Fernando Bernardo Leitão, de 85 anos, faleceu ontem no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
O falecido era pai do diretor e proprietário da CentroTV, Paulo Lencastre Leitão, sendo também ex-dirigente de diversas instituições da cidade de Oliveira do Hospital e da vila de Avô.
Fernando Bernardo Leitão nasceu em Coimbra, mas viveu grande parte da sua vida no concelho de Oliveira do Hospital, onde foi antigo funcionário do então Banco Borges & Irmão, posterior BPI, até à sua reforma.
Fernando Leitão foi um ativo colaborador de diversas instituições de Oliveira do Hospital e Avô.
Fez parte dos fundadores da ARCIAL – Associação de Recuperação de Crianças Inadaptadas de Oliveira do Hospital, do Coral de Santana e da Confraria do Medronho. Trouxe também o Cambridge School para a cidade oliveirense. Foi ainda presidente da Associação de Pais da Escola Secundária de Oliveira do Hospital e colaborador da Rádio Boa Nova.
Foi também dirigente da Fundação Aurélio Amaro Diniz, que é proprietária do Hospital e do Lar de Idosos da cidade oliveirense.
Teve uma pequena passagem pela política, tendo sido deputado à Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital pelo CDS.
Já em Avô, onde residiu nos último anos, foi presidente da direção da Associação de Defesa e Propaganda de Avô, Filarmónica Avoense e Rancho Folclórico Camponesas do Alva. Fernando Leitão tinha dois filhos, o jornalista Paulo Lencastre Leitão e a irmã, Ana Lencastre Leitão.
A câmara-ardente tem lugar a partir desta quarta-feira, dia 6 de setembro, pelas 16h00, na casa da família em Avô.
A missa de corpo presente decorre amanhã, quinta-feira, dia 7 de setembro, pelas 12h00 na Igreja Matriz de Avô, seguindo-se o funeral para o cemitério local.